Rosácea Gótica

domingo, 2 de janeiro de 2011

Na Idade Média, Idade da Luz, o homem amava tanto a Deus que foi com este espírito que a Igreja Católica criou os hospitais para cuidar dos pobres, as universidades para ensinar os ignorantes e as catedrais para honrar dignamente a Deus – dilexi decorem domus tuae – amei a beleza de tua casa.

Foi por amar a Luz que a Idade Média criou os vitrais.

Deus fez o olho humano de tal forma que não conseguisse fixar diretamente o sol. Todavia, vemos sua luz multicolorida que transpassa o vitral sem o danificar. Que belo símbolo da Sempre Virgem Maria, a única que pode ver Deus diretamente, pois é Imaculada, e que o Verbo de Deus nela se fez carne deixando-a intacta. O verbo passa por ela, como a luz pelo prisma, não a danifica; e dela partem todas as graças!

“O círculo - entre todas as figuras - e o movimento circular - entre todos os movimentos – são soberanamente perfeitos porque neles se verifica o retorno aos princípios” (St. Tomas – Suma Contra Gentis, II, 46-1).

O universo é uma grande imagem de Deus e a Rosácea reflete isto; na "rosa" do universo espelha-se toda a grandeza do Criador; por todo universo podemos ver os símbolos e os vestígios de Deus (...), admirando a obra podemos conhecer o autor desta obra. Na medida do possível podemos mergulhar nossa finitude na infinitude de Deus!

“Una e simples no seu princípio a luz divina se divide e se diversifica na medida em que as criaturas intelectuais se afastam como linhas de um centro” (St. Tomas, Summa Teologiae I,89,1)

A Virgem ao centro derrama pelo vermelho da Paixão a Salvação a todos os homens; não serão todos a aceitarem Seu Divino Filho; por isto o vermelho intenso de sangue vivo, que ainda corre em busca dos degredados filhos de Eva.


0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.