As Excelências da Santa Missa.

sábado, 8 de janeiro de 2011



PRIMEIRA EXCELÊNCIA
O SACRIFÍCIO DA SANTA MISSA É O MESMO QUE O SACRIFÍCIO DA CRUZ

A Santa Missa é um sacrifício tão santo, o mais augusto e excelente de todos, e a fim de formardes uma idéia adequada de tão grande tesouro, algumas de suas excelências divinas; pois dize-las todas não é empreendimento a que baste a fraqueza da minha inteligência.

A principal excelência do santo Sacrifício da Missa consiste em que se deve considerá-lo como essencialmente o mesmo oferecido no Calvário sobre a Cruz, com esta única diferença: que o sacrifício da Cruz foi sangrento e só se realizou uma vez e que nessa única oblação JESUS CRISTO satisfez plenamente por todos os pecados do Mundo; enquanto que o sacrifício do altar é um sacrifício incruento, que se pode renovar uma infinidade de vezes, e que foi instituído pra nos aplicar especialmente esta expiação universal que JESUS por nós cumpriu no Calvário. Assim o SACRIFÍCIO CRUENTO foi o MEIO de nossa REDENÇÃO, e O SACRIFÍCIO INCRUENTO nos proporciona as GRAÇAS da nossa REDENÇÃO.

Um abre-nos os tesouros dos méritos de CRISTO Nosso Senhor, o outro no-los dá para os utilizarmos.
Notai, portanto que na Missa não se faz apenas uma representação, uma simples memória da Paixão e Morte do nosso Salvador; mas num sentido realíssimo, o mesmo que se realizou outrora no Calvário aqui se realiza novamente: tanto que se pode dizer, a rigor, que em cada Santa Missa nosso Redentor morre por nós misticamente, sem morre na realidade, estando ao mesmo tempo vivo e como imolado: Vidi agunum stantem tanquan accisum. (Apoc 5, 6). No santo dia de Natal, a Igreja nos lembra o nascimento do Salvador, mas não é verdade que Ele nasça, ainda, nesse dia. Nos dias da Ascensão e Pentecostes, comemoramos a subida do Senhor JESUS ao Céu e a vinda do ESPÍRITO SANTO, sem que, de modo algum nesses dias o Senhor suba ainda ao Céu, ou o ESPÍRITO SANTO desça visivelmente à Terra.

A mesma coisa, porém, não se pode dizer do mistério da Santa Missa, pois aí não é uma simples representação que se faz mas, sim, o mesmo sacrifício oferecido sobre a Cruz, com efusão de sangue, e que se renova de modo incruento: é o mesmo corpo, o mesmo sangue, o mesmo JESUS, que se imola hoje na Santa Missa. Opus trae Redemptionis exercetur, diz a Santa Igreja. A obra de nossa Redenção aí se exerce: sim, exercetur, aí se exerce atualmente. Este santo sacrifício realiza, opera o que foi feito sobre a Cruz. Que obra sublime! Ora, dizei-me sinceramente se, quando ides à Igreja para assistir a Santa Missa, pensásseis bem que ides ao Calvário assistir à morte do Redentor, que diria alguém que vos visse ai chegar numa atitude tão pouco modesta? Se Maria Madalena fosse ao Calvário e se prostrasse aos pés da Cruz vestida, perfumada e ataviada como em seus tempos de desordem, quanto não seria censurada! E que se dirá de vós que ides à Santa Missa como se fôsseis a uma festa mundana? Que aconteceria, sobretudo se profanásseis este ato tão santo, com gestos, risadas, cochichos, encontros sacrílegos? Digo que, em qualquer tempo e lugar, a iniqüidade não tem cabimento; mas os pecados que se cometem na hora da Santa Missa e na proximidade do altar, são pecados que atraem a maldição, de DEUS: Maledictus qui facit opus Domini fraudulenter (Jer 48,10). Meditai seriamente sobre esse assunto. Outras maravilhas, porém, vou desvendar-vos de tesouro tão precioso. (Download do Livro "As Excelências da Missa")

Numa entrevista perguntaram a Padre Pio de Pietrelcina, "Padre, como devemos assistir à Santa Missa?":


"Como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu S. João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz." (Missa do Padre Pio, aqui)


Então caríssimos adoradores de si próprios (não falo para todos, mas para quem servir a carapuça), quando forem à Santa Missa, lembrem pelo menos o que disse Padre Pio e perguntem a si mesmo: Ao lado da Virgem Santíssima vendo seu Filho morrendo eu dançaria? Tocaria guitarra? Abraçaria todo mundo numa felicidade sem igual? Chacoalharia os braços como um demente? Ficaria contando piadas (como certos padrecos)? Faria show no Calvário? Saíria animando todos os presentes no Calvário para que sintam bem e felizes? Ficaria dando "ordens" a Cristo? Cura aqui, cura ali (...), Ele melhor que vc sabe o que deve fazer, por isto: BOCA FECHADA!
 
Ahhhh ... haja paciência!
 
E depois tem infeliz para me dizer "eu me sinto bem fazendo estas coisas"; pois saiba que num primeiro instante vc deveria sentir-se muito mal, porque Cristo morre por nossos pecados! E a Missa não é para vc, a Missa é para Deus! É Cristo se entregando a Deus por nós! A Santa Missa é perfeita por isto caríssimos, pq não participamos de NADA! Nós assistimos! Assistimos espantados a loucura da Cruz, assistimos espantados a infinitude do Amor de Deus por nós!

Ou alguém se atreve a dizer que morre no Altar? Ou que suas orações são tão perfeitas como a do Cordeiro de Deus?
 
Sinceramente, cansa!!!
 
Salve Maria!


"Meu filho, estamos na Cruz, e a Missa é uma contínua agonia." (Padre Pio de Pietrelcina)


0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.