Aniversário de Santa Filomena - 10 de janeiro

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Salve Maria!


Hoje seria aniversário, ou é aniversário de Santa Filomena, minha santa de devoção!
Quantas graças alcancei por meio da intercessão dela (...), grandes e absurdas graças!
Alguns anos atrás conheci uma garota que divulgava uma apostila que ela mesma tinha feito em honra à Santa Filomena; conheci pela net e prontamente enviei meu e-mail para que ela também me presenteasse com este texto. Foi assim que conheci a Maria Carolina, autora deste texto que irei postar aqui, mas isto é apenas parte da linda apostila que ela cuidadosamente fez para nossa querida santinha de devoção!


"O Óleo de Santa Filomena


Esta devoção começou muito simplesmente. Na oitava (que são 8 dias após a chegada do Sagrado corpo a 10 de Agosto) da transladação do Relicário de Santa Filomena para Mugnano, uma mulher de Avella, cheia de fé em Deus, molhou um dedo no óleo da lâmpada que ardia em frente do altar da Santa, e ungiu com ele as pálpebras da sua filha. A criança começou a ver imediatamente, para surpresa de todos os presentes.

Á medida que a Celebração se prepara para começar, chegam os muitos autocarros que trazem os muitos representantes das várias Arquiconfrarias de todo o mundo e de Itália. Cada grupo é saudado lá fora com o tocar de uma banda, e depois escoltado para dentro até ao Sagrado Altar de Santa Filomena, para ser oficialmente cumprimentado pelo Reitor do Santuário, Monsenhor Braschi. Lá dentro, ouve-se o murmúrio do agrupamento de pessoas a cumprimentam-se umas ás outras nos muitos idiomas. Velhos amigos, a grande família de Sta. Filomena, e os doces sons do coro do Santuário.

O padre Braschi conduz a bênção do tumulo renovado de Don Francesco de Lúcia junto com o seu busto de bronze que foi elaborado com grande detalhe. Á medida que toca o inicio da missa, um silêncio de reverência abate-se sobre o Santuário cheio, da família unida, à medida que o Bispo e o padre Braschi junto com outros 6 padres devotos de Sta. Filomena seguem todos para o Altar Mor.

Os dignitários incluíam os Perfeitos e outros representantes de todas as cidades e aldeias vizinhas. Pela primeira vez, neste 200º ano de aniversário, todas as cidades vizinhas e aldeias foram representadas pelos seus eleitos oficiais de topo.

O Bispo de Nola tomou o seu lugar legítimo, acompanhado pela sua vara que foi usada nesta celebração especial. Um presente do Vaticano foi esta vara, cujo dono original era o Papa Gregório XVI que nomeou a nossa Princesa "Uma Santa de primeira classe” e a canonizou há tantos anos atrás.

O padre Braschi tomou o microfone para cumprimentar todos os que estavam presentes e então o perfeito de Mugnano falou. O padre Braschi apresentou então Marie Burns do centro de Arquiconfraria de Sta. Flomena na Escócia. Marie Burns, como Diretora mundial de todas as
Arquiconfrarias, apresentou e cumprimentou o Bispo e também deu uma mensagem de cumprimento em nome de todas as Arquiconfrarias do mundo.

A tradição do Óleo Santo de Santa Filomena tem origens na primeira semana depois da transladação das relíquias da Santa para Mugnano. A Santa chegou ao Santuário em Mugnano num Domingo, a 11 de Agosto.

Durante nove dias a população rezou perante a Santa, e o nono dia foi marcado por muitos acontecimentos. O nono dia chegou e durante a Grande Missa, uma viúva pobre, Angela Guerriero, rezava com fé constante após oito dias sem sinal de cura do seu filho Modestino, de dez anos, que era aleijado e incapaz de andar. Quando ela ia a inclinara a cabeça, ouviu um arrastar atrás de si e voltou-se par ver se Modestino tinha caído e viu-o a correr pelo corredor acima até Filomena para lhe agradecer pela sua cura.

Depois de Missa, Modestino teve de caminhar pela cidade e mostrar a toda a gente as suas pernas direitas. Claro que, todos os sinos tiveram de ser tocados novamente, e Modestino era seguido por todos os tambores da banda local que tocavam o mais alto que podiam para compensar o facto de terem gasto toda a pólvora no domingo passado e assim não puderam ser mais explosivos.

Pode imaginar-se que toda a gente tentava entrar na igreja para as Vésperas, mas cheia como estava isso não era possível. Havia uma mulher que amparava um pesado bebê de dois anos nos seus braços. Ele era cego, desde que tinha perdido incurável mente a sua visão após ter tido varíola.

Ela empurrou e lutou em vão, mas durante o sermão, quando a multidão estava mais ou menos quieta, ela conseguiu pouco a pouco entrar no santuário. Ela molhou o dedo no óleo de uma lâmpada que ardia no santuário e untou os olhos do seu bebê com ele. Instantaneamente e sem dor, as cicatrizes dos olhos abriram-se e os olhos por detrás destas viram a luz da lâmpada e o bebê riu com alegria e tentou agarrá-la.

Após isto, todos os anos, cidades de toda a Europa trazem azeite dos seus respectivos lugares como prenda para o santuário benzer neste dia especial de festa anual para que seja usado pelos devotos de todo o mundo.

O Santo óleo de Santa Filomena é apresentado em pequenos recipientes vermelhos (garrafas) e tem a marca oficial do Santuário de Sta. Filomena em Mugnano del Cardinale, o que o identifica como sendo oficial. (...)"



ORAÇÃO EFICAZ À SANTA FILOMENA


Virgem fiel e gloriosa Mártir, Santa Filomena, que tão corajosamente preferistes aos bens invisíveis da santa eternidade, dignai-vos, do céu onde estais, espalhar sobre a terra inumeráveis benefícios.
Bendigo e glorifico ao Senhor pela glória e poder com que hojevos coroa.
Dignai-vos amável Santa Filomena, fazer-me sentir os efeitos da vossa proteção, obtendo-me a graça que com tanta urgência e necessidade vos peço (pede-se a graça que se deseja alcançar).
Ó Deus! Sede eternamente louvado e bendito em vossos Santos.

Pai Nosso, Ave Maria e 13 Glórias ao Pai,
junto com a jaculatória:

 “Santa Filomena, rogai  por nós”, em honra aos 13 anos em que viveu a Santa.

6 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Que lindo seu blog! Que paz e alegria em navegar por ele! Já o coloquei no meu blog. Talvez queira conhecer também este meu santo de devoção, São Josemaría Escrivá, o santo da vida cotidiana e quem sabe colocá-lo aqui. Ele fala coisas muito importantes para nós leigos vivermos a caridade de Cristo nesta nossa vida cotidiana. http://www.escrivaworks.org.br/

Maria Carolina disse...

Brigadinha por ter citado meu nome Gi!
Realmente Santa Filomena distribui graças sem fim, é só pedir com fé que Ela atende.
Fica com Deus!
Obs.: Estou esperando o óleo =)

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Vou agradecer as duas visitas neste mesmo comentário!

Vida em sociedade - não sei seu nome - eu conheço Josemaría Escrivá, e conheço a Opus Dei! Precisamos dos Santos, pois eles foram Luz no mundo! Meu Blog não é uma "paz" o tempo todo não, rsrsrs! Mas isto é pq faço dele a minha cara, e minha natureza ora é brisa ora é espada!
Seja sempre bem vinda!

Carol, resolveu aparecer? Agora que sei que vc sabe "comentar" meus artigos quero vê-la sempre aqui (...), vc é minha amiguinha de São Paulo do coração! Sucesso na carreira, e prepare-se pq dentista sofre muito! kkkkkkkk

Sejam sempre bem vindas em meu Blog.

Um blog como Aquele disse...

Linda, linda, linda !!! Copiei e colei a oração para poder rezar e mostrar para minha mãe. Beijos.

Maria Luiza disse...

Giovana, pela manhã, tentei ler um outro post sobre esta santa em que vc contava uma cura alcançada e parece-me ser de sua avó, mas o PC travava, tanto que pouco consegui ler e voltando agora já não encontro mais o que eu começara a ler. Eu conheço Santa Filomena através de uma amiga que se chama Regina Filomena e vou falar para ela ver o seu post. Um abração!

Giovana Cunha disse...

Salve Maria!

Olha o artigo que vc se refere da minha avó é este:

http://santopapabentoxvi.blogspot.com/2011/01/preciso-divulgar-o-milagre-que-ela-fez.html

Meu blog está mesmo pesado, para acessá-lo acredito que vc tenha que fechar as janelas abertas do seu pc. Estou pensando em mudar o template novamente, mas eu gostei tanto deste que está no momento (...).

Enviei para o seu hotmail três fotos do Davi, dá uma olhada no e-mail.

Bjos.


Fiquemos com Deus!

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.