Homilia - 26/12 - Sagrada Família

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


  
Domingo da Oitava de Natal
Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José
“97º Domingo no Exílio”
Ano “A”

Domingo, 26 de Dezembro de 2010.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Meus amados! Celebrando, ainda, o Ciclo do Natal, que vai até a Epfania do Senhor, domingo próximo, hoje temos a graça de celebrar a Festa da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José! E nós nos abeiramos ao Presépio, junto com a Santíssima Virgem Maria e São José, para Adorar Jesus, o Menino Deus – o Emanuel. Amados! É certo que tivemos a graça e a oportunidade de nos preparar, no Santo Advento, com a Confissão Sacramental, para vivermos as festas do Santo Natal; assim, também, como temos a graça de nos prepararmos para a Páscoa do Senhor, com a Santa Quaresma! São esses dois tempos fortes, que sabiamente a Santa Igreja celebra pela Sagrada Liturgia... Agradeçamos ao Senhor essa dádiva e olhemos para o modelo de família que nos foi proposto, para podermos caminhar na virtude, na santidade e na obediência a esse Deus que tanto nos ama. “... triunfe em vossos corações a paz de Cristo, à qual também fostes chamados para (formar) um só corpo; e sede agradecidos” (Col 3, 15).

O Apóstolo São Paulo, ao escrever à comunidade de Colossensses exorta, estimula, ensina e anima os fiéis a seguirem os valores, as virtudes e as verdades da fé, na obediência e na fidelidade. E assim como ele falou, com suas cartas, para com as comunidades que ele fundou - entre elas os Colossensses - hoje ele fala para cada um de nós, para os nossos corações: “Vós, pois, como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de entranhas de misericórdia, de benignidade, de humildade, de modéstia, de paciência; sofrendo uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se algum tem razão de queixa contra o outro; assim como o Senhor vos perdoou a vós, assim também vós (deveis perdoar aos outros). Mas, sobretudo isto, tende caridade, que é o vínculo da perfeição” (Col 3, 12-13a.14). São Paulo nos afirma que somos amados de Deus, escolhidos e eleitos, como fora o povo de Israel, quando o Senhor os tirou da terra do Egito e os levou para a terra da promessa. Sim, somos seus amados, pois Ele nos deu essa prova de amor, ao Nascer numa Manjedoura e Morrer numa Cruz! Somos seus santos, pois fomos santificados pelo Santo Batismo, pela marca da Trindade que recebemos na fronte, nos selando para a Eternidade. Portanto, a santidade é a vocação dos escolhidos de Deus, os seus santos eleitos... Que a nossa caminhada de fé seja uma luta constante, para vivermos a fidelidade, as virtudes que o Apóstolo nos aconselha: “sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência...” (v. 12b), e tantas outras virtudes que aprendemos do modelo dos Corações que nos foi dado: a Sagrada Família de Nazaré! Então vocês diriam: Padre, nós não conseguiremos ser e viver como a Sagrada Família! Bom, mas eu vos digo filhos, que é possível sim, com a graça de Deus, mas para que isso aconteça precisamos nos aproximar do Presépio, para Adorar o Verbo Eterno de Deus, feito Carne. Precisamos nos despojar de nós mesmos e nos abandonarmos nos Braços do Senhor, no Altar do Seu Santo Sacrifício, onde Ele é quotidianamente imolado, para curar nossas feridas, restaurar nossa fraqueza e nos santificar. É preciso que a nossa vida seja configurada ao da Sagrada Família de Nazaré, que abraçou a vontade de Deus, em Seus Corações, com o seu “Sim”, e nos ensinou a caminhar para o Céu!

Sim, amados! São Paulo conhece bem nossa fraqueza e nos pede para “suportarmos uns aos outros, nos perdoando mutuamente”, assim como nosso Deus nos perdoou; como nós também costumamos rezar na oração do Pai Nosso... Mas são tantos males, provações e tribulações que enfrentamos, em nosso lar, em nossas famílias, tão desestruturadas, tão atacadas pelo maligno e pela sua astúcia. É só estarmos atentos para o que vem sendo lançado dentro das nossas casas, por essa ‘mídia imunda’, através dos meios de comunicação, ou muitas vezes pelas próprias pessoas que lá convivem... Pois o mundo não ensina os valores da fé, da verdade e da Doutrina; pelo contrário, o mundo com sua malícia, com o seu relativismo, quer nos afastar de Deus! Estejam atentos, queridos pais, dialoguem com os seus filhos, ouçam seus problemas, suas dificuldades, aconselhem e ensinem o caminho do Céu. Pois são vocês os primeiros catequistas dos vossos filhos, depois o Padre e os outros catequistas que tentam ajudá-los, no conhecimento da verdade. Sim. Educai e formai vossos filhos para Deus! Pois o mundo, repito, quer perdê-los, e vós sois responsáveis por esta Missão tão árdua, mas tão valorosa e tão bonita... Levá-los ao Céu! Peçais sempre a graça de cumprir com fidelidade essa Nobre Missão que o Senhor vos confiou, buscando sempre força n’Aquele que Se Fez Carne, Morreu, Ressuscitou e permanece conosco, no Altar do Sacrifício e nos Seus Sacrários, no silêncio e no abandono! Imitemos a Sagrada Família e dobremos os nossos joelhos e nossos corações, na presença do nosso Deus e Senhor, pois Ele veio nos salvar! E na vossa luta quotidiana, como fala São Paulo, eu também vos aconselho: maridos amai vossas mulheres, respeitando-as como à sua própria carne; esposas, reverenciai vossos maridos e suportai, juntos, as tentações que o mundo vos impõe; filhos, obedecei aos vossos pais, não sejais rebeldes, mas segui seus conselhos, como nos diz o Eclesiástico: “O que ama a Deus implorará o perdão dos seus pecados, e se absterá de tornar a cair neles, e será ouvido na sua oração de todos os dias. (...) a caridade exercida com o teu pai, não ficará no esquecimento. E a justiça será o fundamento da tua casa, e no dia da tribulação (Deus) se lembrará de ti; e os teus pecados se desfarão como o gelo num dia sereno” (Eclo 3, 4. 15b. 17). Como nos diz a Santa Palavra, se nós formos obedientes a Deus e aos nossos pais, a graça de Deus apagará a multidão dos nossos pecados, e ainda nos ajudará a não mais cometê-los. Vemos como Deus manifesta Seu Amor e Sua graça nas famílias, nos pais, nos filhos e a todos os quais Ele faz tudo para salvar! Não desperdicemos a fortaleza que o Senhor deseja comunicar, a cada coração que a Ele se volta, para apresentar as dores, os sofrimentos, as dificuldades e partilhar, com o nosso Bom Deus – no silêncio dos Sacrários – os corações!...

Ouvimos no Santo Evangelho: “Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e lhe disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise; porque Herodes vai procurar o menino para matar” (Mt 2, 13). Pois, assim como aconteceu em Belém a matança dos inocentes, também hoje acontece, quando, em nossos dias, o mundo, os governos, as Nações desejam matar nossos filhos, destruir as famílias e nos afastar de Deus. Vemos com dor no coração em nosso país, esse governo ateu, sempre mais aprovando leis que usurpa a moral, a ética e os valores da fé... Portanto, fiquem atentos, queridos pais, pois eles desejam distribuir nas escolas públicas, para as crianças de 7 a 10 anos, um tal de “kit homossexual”, ou “kit gay”, como está sendo publicado. Vergonha para o nosso país!... Este tem o objetivo de estimular as crianças e os adolescentes a assumirem a prática homossexual, fazendo apologia a essa prática, como se fosse um bem, tudo normal e natural, quando sabemos que não é. Uma coisa é o respeito à acolhida, o amor que devemos dedicar à pessoa do homossexual, pois todas as pessoas merecem ser respeitadas e amadas, preservadas na sua dignidade!... Outra é aprovar a prática do homossexualismo, como se fosse normal, natural e ainda ensinar aos nossos filhos, as nossas crianças nas escolas... Absurdo! Que eu saiba, ainda são os pais os responsáveis pelos seus filhos. Ou não? Outro mal terrível, o maior deles, que o ser humano pode praticar, é o crime do aborto, que esse governo deseja implantar, em nossa Nação. Rezemos ao nosso Bom Deus para que essa praga não aconteça. Onde os pais são estimulados a matarem seus filhos, arrancando-os cruelmente dos seios das suas mães, um derramamento de sangue, terrível, pior do que o acontecido em Belém, com a morte dos santos inocentes. Pois, ao contrário, aqui são os próprios pais que os matam, amparados por leis injustas e desumanas... Um horror! Que o Senhor nos livre dessa desgraça! Como também de tantos outros males, como o abandono dos filhos pelos próprios pais, que não os amparam, e que não oferecem a eles a dignidade de filhos de Deus!

Amados! Voltemos nossos corações para Nazaré, para o Presépio, para a Família que nos ensina a amar, proteger e cuidar dos nossos filhos. Pois uma vez que escutamos a Palavra de Deus, obedecemos a Seus Mandamentos, a sua Lei, rezamos o Santo Terço, o Rosário em família e nos Alimentamos com a Carne e o Sangue Precisos de Jesus, nós estamos protegidos das mazelas que os “Herodes” dos nossos tempos querem nos infligir. Que a graça do Berço de Belém - a Manjedoura - venha sobre nossas famílias, sobre nossos filhos; que o amor vença o ódio, e que a perdão reine nos corações!... Vele por nossas famílias, ó Virgem de Nazaré, que aprendamos Contigo a contemplar o amor, no silêncio e na humildade, até um dia que, Convosco, glorificaremos Eternamente, o Seu Amado Filho, no Céu! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

“Vós, pois como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de entranhas de misericórdia, de benignidade, de humildade, de modéstia, de paciência; sofrendo uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se algum tem razão de queixa contra o outro; assim como o Senhor vos perdoou a vós, assim também vós (deveis perdoar aos outros). Mas, sobretudo isto, tende caridade, que é o vínculo da perfeição”
(Col 3, 12-13a.14).

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!

Pela intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...

Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,
Pai, Filho † e Espírito Santo. Amém!

† Padre Tarciso Alves Maia Júnior



0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.