Perpétua e Felicidade, a santidade do PUDOR!

sábado, 5 de março de 2011

Salve Maria!

Adiantarei aqui minha homenagem às Santas Perpétua e Felicidade, pois o dia de sua festa é 07/03.

Por que farei isto? Por dois motivos importantes: primeiro, porque dia 07/03 é data de aniversário do meu Filho Davi (fará 8 anos) e talvez não tenha tempo de postar este artigo; segundo, porque penso ser muito salutar recordá-las ainda no primeiro dia de carnaval.

Tomei conhecimento destas duas Santas no ano de 1997 e a característica delas em comum e que chamou muito a minha atenção foi o PUDOR! Porque na hora do martírio, conforme as bestas íam contra elas e as jogavam longe, elas levantavam, recompunham-se e em pudor rapidamente cobriam as partes de seus corpos que ficavam à mostra. Este fato muito me encantou e para minha graça meu filho nasceu exatamente no dia da festa destas duas grandes Santas do PUDOR!

Rogai queridas Santas, por todos que correm atrás da vã felicidade do Carnaval!


Santa Perpétua & Santa Felicidade



Perpétua é também conhecida como Vivian Perpétua, nascida de família nobre pagã. Convertida ao cristianismo. Esposa e mãe. Martirizada com sua criada e amiga, também convertida, Santa Felicitas (no Brasil: Felicidade). Sua historia era tão popular que Santo Agostinho chegou a advertir aos cristãos que lessem também as Sagradas Escrituras e não somente a vida destas duas Santas.

Dentre tantos presos, estavam Perpétua com filho no colo e Felicidade grávida, juntas foram levadas no meio de outros que se preparavam para o Batismo à Cartago (norte da África). Sobre a prisão escreveu Perpétua: "Fiquei horrorizada, nunca tinha experimentado tal sensação de escuridão". “Por duas vezes ela recusou o pedido de seu pai para renunciar a sua fé.


Felicidade grávida alcançou a graça que pedia, já que seu filho nasceu antes do martírio, e ao gemer com as dores do parto, respondeu ao guarda que a perturbava: " O que sofro agora é fruto da natureza, mas quando for atacada pelas feras, não estarei sofrendo sozinha, Cristo sofrerá por mim!".


Batizadas na prisão com os outros, incompreendidas pelos parentes, Santas Perpétua e Felicidade , condenadas pela firmeza da fé, foram lançadas na arena, cada vez que as bestas as lançavam longe, rapidamente levantavam-se e recompunham-se e com toda dignidade esperavam o próximo golpe das feras.

O carrasco então veio com a espada para degolá-las, mas quando se aproximou de Perpétua, sua primeira tentativa falhou, errando seu pescoço e em seguida por várias outras vezes errou. Ela então disse que iria guiá-lo para o seu golpe fatal. Assim a multidão viu que ela não poderia ser morta a não ser que aceitasse, e este milagre converteu centenas de espectadores conforme o historiador contemporâneo Euzebius”.

Elas foram incluídas no Calendário Romano e no Syriaco. Foram sepultadas na Basílica de Majorum em Cartago.

Se alguém desejar ler o original recomendamos o autêntico escrito por Santa Perpétua como seu diário.A tradução completa para o inglês da “ Paixão de Perpetua” Passio pode ser encontrada em “Saints are not sad pp.7-18 de Shedds.



2 comentários:

Joelma Benicio*´¯`*.¸¸.*´¯ disse...

Salve Maria,
Que histórias lindas de santidade. Não as conhecia, peçamos suas intercessões por todos que ignoram a pureza.

Ah quero um pedacinho do bolo do Davi...Muitas felicidades e que o Senhor o conduza sempre ao Seu caminho.

Fiquemos com Deus e Maria.

Maria Luiza disse...

Ei, Davi, parabéns!!! Todas as bênçãos de Deus sejam derramadas neste dia e sempre. Parabéns a vc também, Giovana, pelo carinho, amor e dsvêlo ao Davi! Minha neta fez dia 04 e eu dediquei um post a ela. Eu conheci há pouco tempo a história fantásticas dessas duas santas e amei! Parabéns pelo feliz post! Meu abraço!

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.