Papa nomeia novos bispos para o Brasil e aceita a renúncia de Dom Luiz Carlos Eccel

quarta-feira, 24 de novembro de 2010



.- Segundo a informação divulgada hoje pelo Vaticano e pela CNBB o Papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 24, a nomeação de três bispos auxiliares para a arquidiocese do Rio de Janeiro e a nomeou o bispo auxiliar de São Paulo, Dom João Mamede Filho, para a diocese de Umuarama, no Paraná. Ainda nesta quarta-feira, foi aceito pedido de renúncia do bispo de Caçador (SC), Dom Luiz Carlos Eccel. Bento XVI também nomeou Dom João Oneres Marchiori, Bispo Emérito de Lages, como Administrador Apostólico da Diocese de Caçador.

Para bispos auxiliares a arquidiocese do Rio de Janeiro, foram nomeados os sacerdotes Pedro Cunha Cruz, Nelson Francelino Ferreira e Paulo Cezar Costa. Os dois primeiros pertencem ao clero da arquidiocese do Rio de Janeiro e o último à diocese de Valença (RJ).

O Pe. Pedro Cunha tem 46 anos e é natural do Rio de Janeiro. Ele fez seus estudos de filosofia na Faculdade de Filosofia João Paulo II e de teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio. Ordenado padre no dia 4 de agosto de 1990, fez mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Università Santa Croce, em Roma e um mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Atual pároco da paróquia Santa Rita e Diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia do Rio de Janeiro, padre Pedro foi pároco também da paróquia Santa Teresa de Jesus.

Nascido em Sapé, na Paraíba, o Pe. Nelson Francelino, 45, mora no Rio desde os cinco anos. Ordenado padre no dia 4 de outubro de 1990, padre Nelson fez seus estudos de filosofia e teologia, respectivamente, na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio, fez mestrado e doutorado em teologia sistemática. Pe. Nelson foi também vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Realengo (RJ), e pároco nas paróquias cariocas de São Luiz Rei de França, São Marcos e Nossa Senhora da Glória. Foi ainda diretor espiritual do Seminário São José, assessor eclesiástico das Pastorais Universitária e da Juventude e membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese do Rio.

Finalmente o Padre Paulo Cezar, 43, cursou filosofia no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, e teologia no Seminário São José, da arquidiocese do Rio de Janeiro. Tem mestrado e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Ordenado padre em 1992, foi vigário da paróquia da paróquia São Pedro e São Paulo de Paraíba do Sul (RJ) e pároco das paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras (RJ), e Santa Rosa de Lima.
Diretor e professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, padre Nelson é o reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu, e membro da Comissão de Doutrina e do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB

Novo bispo de Umuarama

O novo bispo de Umuarama (PR), dom Mamede, anunciado nesta quarta-feira, é da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) e tem 59 anos. Natural de Caçapava (SP), foi ordenado bispo em 2006. Seu lema episcopal é “No evangelho força de Deus”.

Renúncia de Dom Luiz Carlos Eccel

Foi aceito hoje, também, pelo papa Bento XVI, o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Caçador feito pelo bispo dom Luiz Carlos Eccel, de 59 anos, de acordo com o cânon 401 § 2º do Código de Direito Canônico. O mencionado cânon afirma o seguinte:
“Roga-se encarecidamente ao Bispo diocesano que presente a renúncia de seu ofício se por enfermidade ou outra causa grave ficasse diminuída sua capacidade para desempenhá-lo"

Desde que foi ordenado bispo, em fevereiro de 1999, dom Luiz, estava na diocese de Caçador. Dom Luiz Eccel ficou conhecido durante a campanha eleitoral por escrever uma carta de apoio à candidatura de Dilma Rousseff e também por assinar junto com outros bispos e teólogos como Frei Betto, entre outros nomes vinculados à teologia da libertação, um manifesto expressando respaldo à então candidata do PT.

O apoio do bispo foi criticado por alguns fiéis que manifestaram seu desapontamento pelas ações do prelado como os membros da Equipe Missionária Regina Apostolorum que lançaram uma carta de repúdio à missiva do então bispo de Caçador.

A diocese de Caçador divulgou hoje uma nota na qual afirma que Dom Eccel renunciou por motivos de saúde:

“Nesta quarta-feira, 24 de novembro, Sua Santidade Bento XVI aceitou o pedido de renúncia que lhe foi solicitada por Dom Luiz Carlos Eccel, em conformidade com o Cânon 401,§2 do Código de Direito Canônico, e nomeou Dom João Oneres Marchiori, Bispo Emérito de Lages, como Administrador Apostólico desta Diocese de Caçador.

Expressamos nossa viva gratidão a Dom Luiz Carlos pelos 31 anos de ministério prestado a esta Diocese como Padre, Administrador Diocesano e como Bispo. Dom Luiz Carlos recolhe-se para cuidar de sua saúde, mas põe-se à disposição, para ajudar na Diocese, sempre que solicitado, dentro de suas possibilidades, com o título de "Bispo Emérito de Caçador".

0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.