Reencarnação!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Ao fim da década de 1880, Kate e Maggie haviam se desentendido com Leah que, denunciando o alcoolismo das primeiras, conseguiu retirar a guarda dos filhos de Kate. As irmãs mais novas então, decididas a macular a imagem da mais velha, optaram por contar toda a verdade, salientando a manipulação que sofreram quando crianças promovida por Leah.
Inicialmente no The New York Herald de 24 de setembro de 1888, Margaret publicou longa crítica ao Espiritismo e culpou Leah pela manipulação de tudo o que se passava.
No mês seguinte, diante de uma platéia da Academia de Música de Nova Iorque, e com a sua irmã Kate dando-lhe apoio, Maggie confessou que fraudava os fenômenos de alegadas comunicações com os espíritos:
"Eu estou aqui hoje como uma das fundadoras do Espiritismo, para denunciá-lo como uma falsidade absoluta do começo ao fim, como a mais frívola das superstições, a blasfêmia mais perversa conhecida no mundo."
  
O espiritismo que foi fundado pelas irmãs Fox não é a única crença que segue a teoria reencarnacionista. Falemos então sobre esta mentira que envolve milhares de pessoas:
Reencarnação
 A doutrina da reencarnação é comum a vários sistemas religiosos, todos de fundo gnóstico. Ela provém de um erro a respeito do problema do mal e da justiça divina. Modernamente, a doutrina da reencarnação se tornou muito difundida pelo espiritismo.
Os reencarnacionistas defendem a tese de que cada pessoa teria várias vidas, e se reencarnaria para pagar os pecados de uma vida anterior. Desse modo, cada vida nos seria concedida para expiar erros, que não conhecemos, de uma vida que teríamos tido. Então cada reencarnação seria um “castigo” pelos males que praticamos em vidas anteriores. Não haveria inferno. O castigo do homem seria viver neste mundo material, e não tornar-se puro espírito. Para os reencarnacionistas, "o inferno é aqui".
Eles recusam admitir que esta vida seja única, e que, após a morte, somos julgados por Deus e premiados com o céu, ou purificados temporariamente no purgatório (lugar-estado onde a alma apesar de perdoada, justificada por Cristo paga os danos causados por seus atos), ou condenados eternamente ao inferno. Exigem uma "nova oportunidade", enquanto recusam mudar de vida agora. A eles poderia ser aplicado o que diz um autor a respeito do tempo e do adiamento dos deveres: "Por que prometes fazer, num futuro que não tens aquilo que recusas fazer no tempo que tens?". Assim também o que defende a teoria da reencarnação pretende melhorar nas futuras vidas – que imagina terá – o que se recusa a melhorar já, na vida que tem.
REFUTAÇÃO
1-Se a alma humana se reencarna para pagar os pecados cometidos numa vida anterior, deve-se considerar a vida como uma punição, e não um bem em si.
2-Se a alma se reencarna para pagar os pecados (o que eles chamam karma) de uma vida anterior, dever-se-ia perguntar quando se iniciou esta série de reencarnações. Onde estava o homem quando pecou pela primeira vez para ter o tal “karma”. Tinha ele então corpo? Ou era puro espírito? Caso tivesse corpo, então já estava sendo castigado. Onde pecara antes se antes não existia? Só poderia ter pecado quando ainda era puro espírito. Como foi esse pecado? Era então o homem parte da divindade? Como poderia ter havido pecado em Deus? Se não era parte da divindade, o que era então o homem antes de ter corpo? Era anjo? Mas o anjo não é uma alma humana sem corpo. O anjo é um ser de natureza diversa da humana, o anjo é somente um ser espiritual que nunca teve nem terá um corpo humano. Que era o espírito humano quando teria pecado essa primeira vez?
3-Se a reencarnação fosse verdadeira, com o passar dos séculos haveria necessariamente uma diminuição dos seres humanos, pois que, à medida que se aperfeiçoassem, deixariam de se reencarnar. No limite, a humanidade estaria caminhando para a extinção. Ora, tal não acontece. Pelo contrário, a humanidade está crescendo em número. Logo, não existe a reencarnação. Respondem os espíritas que Deus estaria criando continuamente novos espíritos. Mas então, esse Deus criaria sempre novos espíritos em pecado, que precisariam sempre se reencarnar. Jamais cria ele espíritos perfeitos?
4-Se a reencarnação dos espíritos é um castigo para eles, o ter corpo seria um mal para o espírito humano. Ora, ter corpo é necessário para o homem, cuja alma só pode conhecer através do uso dos sentidos. Haveria então uma contradição na natureza humana, o que é um absurdo, porque Deus tudo fez com bondade e ordem.
5-Se a reencarnação fosse verdadeira, o nascer seria um mal, pois significaria cair num estado de punição, e pior sendo o homem limitado e a mercê de erros estaria ao nascer sujeito a novos erros e novos “karmas”, assim sendo estaria ele num ciclo vicioso. Vimos que se a reencarnação fosse verdadeira, todo nascimento seria causa de tristeza. Mas, se tal fosse certo, o casamento, a união de homem a uma mulher - causador de novos nascimentos e reencarnações – seria mau. Ora, isto é um absurdo. Logo, a reencarnação é falsa.
6-Caso a reencarnação fosse uma realidade, as pessoas nasceriam de determinado casal somente em função de seus pecados em vida anterior, sempre “resgatando” alguma coisa, alguma falta. Tivessem sido outros os seus pecados, outros teriam sido seus pais. Portanto, a relação de um filho com seus pais seria apenas uma casualidade dos atos cometidos em outras vidas. No fundo, os filhos nada teriam a ver com seus pais, o que é um absurdo! Ou seja, as desculpas de desavenças ou desencontros familiares, ou alguma patogenia seria sempre ligado ao fato ocorrido em vidas passadas e não dos atos de agora; ou seja, um filho problema não seria fruto de uma má educação, inadequada orientação, ou mesmo caráter desordenado próprio da pessoa e sim fruto de um “karma”; fácil desculpa para pessoas não enxergarem seus erros de hoje, desta vida.
7-A reencarnação causa uma destruição da caridade. Se uma pessoa nasce em certa situação de necessidade, doente, ou em situação social inferior ou nociva -- como escrava, por exemplo, ou pária – nada se deveria fazer para ajudá-la, porque propiciar-lhe qualquer auxílio seria, de fato, burlar a justiça divina que determinou que ela nascesse em tal situação como justo castigo de seus pecados numa vida anterior. É por isso que na Índia, país em que se crê normalmente na reencarnação, praticamente ninguém se preocupa em auxiliar os infelizes párias. A reencarnação destrói a caridade. Portanto, é falsa.
Fato é que somos seres humanos e estamos sujeitos a imperfeições em todas as áreas; e o fato de ter algum distúrbio físico não quer dizer que esta pessoa seja melhor ou pior que as pessoas tidas como “normais”. Um deficiente visual, por exemplo, por ser cego esteja pagando um “karma”. Deficiências são passíveis à humanidade do homem que é limitada; mas isto não pode ser parâmetro para avaliar estar ou ser um cego pior ou melhor que outra pessoa (ou mais insano ainda, julgar ter sido em outra vida). Porque se esta fosse a concepção de Deus estaria Ele mesmo fazendo seus filhos caírem no pecado de julgarem e condenarem uns aos outros apenas observando limitações físicas, psicológicas, sociais etc. Um absurdo! E se esta pessoa ao invés de “resgatar” sua falta comete-se outras piores, porque Jesus Cristo bem disse que não haveria necessidade de tornar em ato o pecado, mas já o seria em desejá-lo em seu coração. Com base nisso, uma pessoa tetraplégica poderia sim cometer muitos pecados somente em pensamentos, como ficaria então este tal “karma”, esta auto justificação? O que ela seria ou viria em uma futura vida? Um monstro? Tudo isto é absurdo! E aí sim poderia o homem diante de Deus perguntar onde está sua Misericórdia? Pois somente Deus poderia ter esta força de JUSTIFICAÇÃO, pois Ele é Perfeito, Ilimitado e Infinito e Nele a Plenitude de TUDO se encontra! E assim o fez encarnando-se no meio de nós! Pois Deus é Justo e Misericordioso.
8-A reencarnação causaria uma tendência à imoralidade e não um incentivo à virtude. Com efeito, se sabemos que temos só uma vida e que, ao fim dela, seremos julgados por Deus, procuramos converter-nos antes da morte. Pelo contrário, se imaginamos que teremos milhares de vidas e reencarnações, então não nos veríamos impelidos à conversão imediata. Como um aluno que tivesse a possibilidade de fazer milhares de provas de recuperação, para ser promovido, pouco se importaria em perder uma prova - pois poderia facilmente recuperar essa perda em provas futuras - assim também, havendo milhares de reencarnações, o homem seria levado a desleixar seu aprimoramento moral, porque confiaria em recuperar-se no futuro. Diria alguém: "Esta vida atual, desta vez, quero aproveitá-la gozando à vontade. Em outra encarnação, recuperar-me-ei”. Portanto, a reencarnação impele mais à imoralidade do que à virtude. Ademais, por que esforçar-se, combatendo vícios e defeitos, se a recuperação é praticamente fatal ao final de um processo de reencarnações infindas? Um verdadeiro relaxo sem propósito algum, longe das virtudes evangélicas.
9-Se assim fosse, então ninguém seria condenado a um inferno eterno, porque todos se salvariam ao cabo de um número infindável de reencarnações. Não haveria inferno. Se isso fosse assim, como se explicaria que Cristo Nosso Senhor afirmou que, no juízo final, Ele dirá aos maus: "Ide malditos para o fogo eterno"? (Mt. XXV, 41). Lembrando que este fogo é a situação que irá se encontrar uma alma que criada por Deus e para Ele, escolhe livremente mesmo diante de muitos chamados deste Pai Amoroso, escolhe viver e estar longe Dele; a começar por querer se igualar a Deus, não aceitando a Salvação que vem de Cristo e se achando na competência de buscá-la por si.
10-Se a reencarnação fosse verdadeira, o homem seria salvador de si mesmo, porque ele mesmo pagaria suficientemente suas faltas por meio de reencarnações sucessivas. Se fosse assim, Cristo não seria o Redentor do homem. O sacrifício do Calvário seria nulo e sem sentido. Cada um salvar-se-ia por si mesmo. O homem seria o redentor de si mesmo. Essa é uma tese fundamental da Gnose. (*) Por isto os espíritas não tem Jesus Cristo como Senhor e Salvador, para Eles não teria Deus como salvar seus filhos; ou seja, Deus não seria Misericordioso suficiente para isto! Eles não vêem justiça nisto! E novamente desejam se igualar a Deus, decidindo o que é justo ou não!
A doutrina da reencarnação conduz necessariamente à idéia gnóstica de que o homem é o redentor de si mesmo. Mas, se assim fosse, cairíamos num dilema:
·         Ou as ofensas feitas a Deus pelo homem não teriam gravidade infinita;
·         Ou o mérito do homem seria de si, infinito.
Que a ofensa do homem a Deus tenha gravidade infinita decorre da própria infinitude de Deus. Logo, dever-se-ia concluir que, se homem é redentor de si mesmo, pagando com seus próprios méritos as ofensas feitas por ele a Deus infinito, é porque seus méritos pessoais são infinitos. Ora, só Deus pode ter méritos infinitos. Logo, o homem seria divino. O que é uma conclusão gnóstica ou panteísta. De qualquer modo, absurda. Logo, a reencarnação é uma falsidade. E porque seria que Jesus Cristo afirmou: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida.”João 6, 54-55.
11-Se o homem fosse divino por sua natureza, como se explicaria ser ele capaz de pecado? A doutrina da reencarnação leva, então, à conclusão de que o mal moral provém da própria natureza divina. O que significa a aceitação do dualismo maniqueu e gnóstico. A reencarnação leva necessariamente à aceitação do dualismo metafísico, que é tese gnóstica que repugna à razão e é contra a Fé. É essa tendência dualista e gnóstica que leva os espíritas, defensores da reencarnação, a considerarem que o mal é algo substancial e metafísico, e não apenas moral. O que, de novo, é tese da Gnose.
12-Se, reencarnando-se infinitamente, o homem tende à perfeição, não se compreende como, ao final desse processo, ele não se torne perfeito de modo absoluto, isto é, ele se torne Deus, já que ele tem em sua própria natureza essa capacidade de aperfeiçoamento infindo. ABSURDO!
A doutrina da reencarnação, admitindo várias mortes sucessivas para o homem, contraria diretamente o que Deus ensinou na Sagrada Escritura. Por exemplo, São Paulo escreveu:
"O homem só morre uma vez" (Heb. IX, 27).
Finalmente, a doutrina da reencarnação vai frontalmente contra o ensinamento de Cristo no Evangelho. Com efeito, ao ensinar a parábola do rico e do pobre Lázaro, Cristo Nosso Senhor disse que, quando ambos morreram, foram imediatamente julgados por Deus, sendo o mau rico mandado para o castigo eterno, e Lázaro mandado para o seio de Abraão, isto é, para o céu. (Cfr. Lucas XVI, 19-31). E, nessa mesma parábola Cristo nega que possa alguém que esteja no inferno informar os que aqui estão vivos e muito menos “incorporar” em outro ser humano. ABSURDO!
Tudo o que foge do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja que é o corpo místico de Cristo onde Ele é a cabeça, podemos aplicar a Carta aos  FILIPENSES 6, 11-17
* GNOSE: Doutrina herética que admite um conhecimento exotérico e perfeito da divindade, apenas com o uso da razão. 
fonte: site Montfort

1 comentários:

stefan disse...

AS VÁRIAS FACES E DISFARCES DO ESPIRITISMO-ANIMISMO-REENCARNACIONISMO, OCULTISMO, MAGIA, NOVA ERA/NWO E VÍNCULOS COM O SATANISMO.
A Igreja Católica proíbe os ocultismos, como: consultar advinhos, cartomantes, tarô, kardecistas, mães/pais-de-santos e horoscopistas; idem, tatuar-se de cobras, escorpiões, lagartos, sinais externos de pertença ao demônio, portar amuletos, figas, patuás,, recitar "orações fortes", correntes de oração, evocar mortos, umbanda, candomblé, vodu, ir a igrejas evangélicas quase todas - anúncios a rodo - adotantes de mesmas práticas espíritas, como expulsão de supostos maus espíritos e afastar malefícios, turbinar a vida financeira, admitir a herética teologia da prosperidade - a teologia do "ter", não do "ser" etc., são práticas condenáveis pela Igreja, podendo haver sensível participação de forças ocultas.
Há muitas das supostas manifestações, comunicações mediúnicas de espiritismo que são fraudes de mágicos, como o caso de supostos espíritos de mortos em contato com vivos ou podendo serem manifestações demoníacas; aliás, não existe católico-espírita, apenas espírita que se diz católico, idem o doutro ramo, o kardecismo, ambos reencarnacionistas, em confronto com o Evangelho, pelo qual após a morte a alma é levada a julgamento, Hb 9,27: está escrito que todos hão de morrer uma só vez, depois de que segue-se o juízo; de igual forma Jesus na cruz dizendo ao ladrão arrependido, etc.
Incluem-se sedutores filmes e revistas infantis de aparências inocentes e ingênuas, estilo Harry Potter, Anime Naruto, envolvendo "diabinhos, monstrinhos" e "bruxinhos" etc, com várias mensagens subliminares subtendidas, ou os mais diversos seres cósmicos, porém bem engendradas maquinações de Satanás indo sutilmente envolvendo e atiçando a mente especialmente das crianças ao ocultismo-esoterismo, aderindo às suas práticas até à subversão total; o método do diabo é: apertar o cerco aos poucos, seduzir até chegar à captura definitiva da pessoa, ao ponto de quase obstruir uma reeducação cristã.

Idem, o mesmo conceito perverso se atribui às religiões orientais, também algo filosóficas como as práticas meditacional-transcendentais da Yoga, Seicho-no-ye e outras "holísticas" de curas integrais em que há explícitos deísmo subjetivista; idem o panteísmo, em que a pessoa por práticas meditacionais pode integrar se a Deus.

Ao Deus único e trino pertence o futuro e toda vez que, de alguma forma tentamos desvendá-lo, ou conhecer o oculto, para fazer ou não acontecer algo, somos tentados e consentimos no orgulho e soberba ao assim agirmos: o querermos ser como Deus, de forma implícita no mínimo; dominar o invisível à nossa volta, de forma a mantê-lo sob controle de nossos ideais e interesses.
Há várias referências bíblicas à condenação dessas atitudes idolátricas, no AT: em Dt 18,10, Jr 28,29 2 e Is 8,9 Rm, etc., e no NT como em Mt 6,24 e Lc 16,13: Ninguém pode servir a dois senhores... E em todos e a Igreja adverte de não prática dessas ações, graves desvios na fé cristã. Confira o Catecismo Católico: 2115-17.
Sem dúvida, é atestado público de desconfiança na pessoa e poder de Jesus de nos proteger e salvar plenamente, já que por duvidar ou achar que não nos protege ou atende o suficiente, recorremos a outras "forças ocultas" para suprir tal deficiência que julgamos existir de alguma forma de sua parte; quem assim procede e se mantém, está dominado; é desde já comparsa de Satanás para a eternidade afora...

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.