Gnose ( 2° parte) - HERESIAS

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011




Segundo os gnósticos gnose é:  um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa. O desejo e as tentativas de conseguir amor e felicidade são a saudade inesgotável do Pleroma, ou seja, da Plenitude do Ser, que é o verdadeiro lar da alma.

Para Jung, muitos gnósticos nada mais eram do que psicólogos. "A gnose é, indubitavelmente, um conhecimento psicológico, cujos conteúdos provêm do inconsciente. Ela chegou às suas percepções através de uma concentração da atenção sobre o chamado "fator subjetivo" que consiste, empiricamente, na ação demonstrável do inconsciente sobre a consciência. Assim se explica o surpreendente paralelismo da simbologia gnóstica com os resultados a que chegou a psicologia profunda". 

Mas na realidade a Gnose é uma doutrina herética que afirma que a Divindade é evolutiva, e que, evoluindo, caiu no mundo material. O espírito divino teria ficado aprisionado na matéria como num cárcere ou num sepulcro. Em todas as coisas haveria então uma partícula divina, que aspiraria ser libertada e retornaria à Divindade original.
Para esta libertação seria necessário tomar conhecimento de que, no fundo da alma humana, há essa partícula. A evolução, pouco a pouco, permitiria uma peregrinação dessas partículas da matéria bruta para o vegetal, deste para o animal, e daí para o homem. Neste, conforme ele tivesse o conhecimento do íntimo de sua natureza divina, ela se libertaria, livrando-se do corpo material. As reencarnações seriam etapas dessa libertação progressiva.

A Gnose considera que o Criador do mundo seria o deus do mal, por ter criado a matéria e nela aprisionado as partículas divinas. Outras prisões das partículas divinas seriam a inteligência e a lei moral, os dez mandamentos, que, como dizia o gnóstico Lutero, seriam a lei de Satã. O Demiurgo criador aprisionara as partículas da Divindade em três cárceres: a matéria, a razão e a moral. 

Para a Gnose, a revelação não chega a nós vinda por meio de outros homens e pela Igreja, mas a revelação proviria de um sentimento interior, do qual teríamos uma experiência pessoal. Cada homem e cada coisa teria dentro de si uma partícula ou germe da Divindade. Esse germe - Deus em nós - se revelaria no coração de cada homem, e, portanto, todas as religiões seriam verdadeiras. As diferenças dogmáticas seriam causadas pelo fato de que, ao tentar traduzir em palavras a experiência divina interior, o homem a deformaria. Todos os credos seriam falhos. Só a experiência pessoal da Divindade seria válida.

Pela mesma razão as heresias insistem em alcançar uma "experiência com Jesus".

Existe um esquema bem simples para gente identificar a gnose:
As bolinhas seriam os Éons = partículas divinas
"Deus" vivia em harmonia consigo mesmo, nele os Éons faziam parte de sua divindade. Todos eram iguais e se olhassem uns para os outros veriam a si mesmos, e veriam a "deus", pois todos eram partículas desta divindade. A divindade estava no meio deles, dentro deles; eles eram a divindade! Até que Demiurgo disse: "Não! Eu quem sou Deus!" E afastando-se desta "harmonia" fez a criação e aprisionou nela os Éons. Agora para voltar ao estado primevo os Éons devem ir se afastando da matéria e libertando-se de Demiurgo, caminhando enfim para a antiga igualdade (divina) e assim poderem então estarem em fraternidade.

* Demiurgo = Pasmem, é nosso Deus dos Exércitos!

E vai me dizer que esta balelada toda não está na sua Paróquia também? Ainda não percebeu??? Observe nas reuniões paroquiais como vcs se posicionam; observe o que ensinam na catequese sobre o quem é Deus; prestem atenção nas respostas que vcs dão na Missa nova ou moderna (como queiram ...) e por aí vai!!!


Sugiro a todos que também abram este link: O veio religioso do Romantismo Alemão!

Francamente é um leque que se abre diante dos olhos mais inocentes; pois podemos ver claramente tudo isto infiltrado dentro da Igreja e precisamos extirpar estas heresias de nossa consciência!


1 comentários:

FOX P2 disse...

Atenção!Você que procura a verdade:
Ficamos sabendo que o terceiro segredo de Fátima foi deturpado; aliás, todas as aparições famosas de Nossa Senhora foram sorrateiramente manipuladas pelo poder eclesiástico, e nós leigos, temos o dever de saber a verdade, porque o papa Bento XVI mostrou a Raymundo lopes os escritos originais da pastora Lúcia.
Favor acessar o site http://www.espacomissionario.com.br e tire suas próprias conclusões a respeito daquilo que Nossa Senhora verdadeiramente pretende com Suas aparições Mundo afora. Ela deixou bem claro, que Seu único intúito é de nos avisar da maior boa nova da história, o retorno de Jesus, que segundo Ela está muito próximo, iminente, e que este aviso seja feito pela igreja até 2012, caso contrário virão as dores anunciadas. Não faça como os fariseus, não pense que isto não lhe diz respeito , não faça ouvidos moucos, porque os prejudicados seremos nós mesmos. Isto é muito importante, é muito grave, é muito comprometedor…

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.