Igreja da Sagrada Família (Gaudí) vai receber título de basílica no dia 07/11

sábado, 6 de novembro de 2010


Bento XVI vai dedicar o templo da Sagrada Família em Barcelona este Domingo, 7 de Novembro, celebração em que a igreja será proclamada “basílica”, título atribuído a igrejas que se tenham distinguido pela sua relevância histórica e espiritual.


O “templo expiatório” – assim chamado porque é construído apenas com donativos privados – é uma igreja monumental iniciada em 1882, a partir do projecto do arquitecto diocesano Francisco de Paula del Villar (1828-1901), mas foi Gaudí quem, a partir de 1883, lhe traçou um novo destino.


Nas suas mãos, até 1926, o templo adquiriu dimensões, exuberância e significado de tal modo relevantes que rapidamente começaram a chamá-lo de catedral, algo que o próprio Papa fez no avião que o trouxe desde Roma - pelas suas dimensões e pela continuidade arquitectónica com as grandes catedrais europeias do segundo milénio – embora a sede episcopal de Barcelona esteja noutro edifício.


A introdução do rito para dedicação das igrejas, no Pontifical Romano, lembra que o nome dado ao local onde os cristãos se reúnem, em assembleia litúrgica ou oracional, deriva do termo grego "ekklesia".


Algumas destas igrejas recebem o título de basílicas maiores (quatro de Roma) ou basílicas menores (outras espalhadas por todo o mundo).


Do grego “basileus” (rei) e “basilikos” (real), aplicava-se a palavra “basiliké” à casa real. Actualmente, este título é concedido pela Santa Sé a certas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.


A nova basílica da Sagrada Família é um dos símbolos da cidade de Barcelona e, sem dúvida, o edifício catalão mais conhecido em todo o mundo.


A construção, que ainda decorre, depende de uma junta, hoje convertida em Fundação, que tem como presidente o arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach.


O arquitecto responsável pelas obras é actualmente Jordi Bonet Armengol, filho do arquitecto Lluís Bonet Garí.


O templo da Sagrada Família nasceu da iniciativa de leigos católicos, Josep Maria Bocabella e membros da Associação de Devotos de São José, que procuravam um espaço no que então era um bairro afastado do centro da cidade, chamado Poblet. Quando assumiu a obra, Antoni Gaudí não duvidou em dizer que queria fazer “uma catedral dos pobres”.


Bem que gosto cada um tem o seu... eu particularmente não gostei desta futura basílica!

0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.