Verdades e mentiras sobre A INQUISIÇÃO!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

  • PERGUNTA
Nome: Marilia
Enviada em: 01/01/2004
Religião: Católica
Idade: 24 anos

Caro professor, Salve Maria!

Venho por esta mensagem lhe agradecer a resposta a uma mensagem que havia mandado. Que Deus os abençõe . me foi de muita utilidade. Agora toda noite quando vou rezar, repito a jacultória que o senhor me recomendou : " Para que vos digneis, ó meu Deus, humilhar os inimigos da Santa Igreja, nós te rogamos , ó Senhor".

Tenho agora uma outra dúvida sobre um texto que li na net também, falando que a Inquisição matou 20 milhões de pessoas em 1.000 anos. Sei que sendo a inquisição um tribunal que julgava vários tipos de crime, 20 milhôes em 1.000 anos não é muita coisa, mas como já vi em outros lugares, inclusive aqui no site Montfort, que a Inquisição não matou muitas pessoas, fiquei em dúvida. Segue o texto:

"A Inquisição católica promoveu o extermínio de aproximadamente 20 milhões de pessoas ao longo de quase 1000 anos. Embora a Inquisição tenha alcançado seu apogeu no século XIII, suas origens remontam ao século IV. A Inquisição teve princípio na França, no século XIII, mas não pode manter-se nesse país.

Na Itália e, principalmente, na Espanha, onde tomou o nome de Santo Oficio, criou fortes raízes e tornou-se instituição poderosíssima. Não havia parte nenhuma no mundo onde os protestantes ou hereges estivessem livres para o exercício de sua fé. Partindo da Europa, muitos procuraram refúgio nas Américas do Sul e Central, o "Novo Mundo". Mas para cá também vieram os inquisidores. A inquisição em Cuba iniciou-se em 1516 sob o comando de dom Juan de Quevedo, bispo de Cuba, E nem o Brasil escapou. A Inquisição Católica se instalou no Brasil em três ocasiões: A partir de 1591, na Bahia e em Pernambuco.

Não há dúvidas que esse processo foi decisivo na atual distribuição de cristãos não católicos no mundo, pois tal fato, liderado pelo Papado, eliminou milhões de mártires cristãos não católicos retardando sua conseqüente multiplicação. E se um protestante não quisesse se converter ao catolicismo, era sumariamente eliminado.

A inquisição protestante exterminou milhares de vidas. Igualmente cruel, mas incomparavelmente menor em escala numérica.

Fonte : História das Inquisições (Ed. Companhia das Letras),de HÉLIO DANIEL CORDEIRO."


Obrigada,
Fiquem com Deus

  • RESPOSTA

Muito prezada Marília, salve Maria !

Agradeço-lhe suas boas palavras em prol do site Montfort, e me alegra muito que reze a jaculatória da ladainha de todos os santos:
"Que Vos digneis humilhar os inimigos da Santa Igreja, nós te rogamos , ó Senhor" = "Ut inimiccos Sanctae Ecclesiae humiliari digneris, Te rogamus audi nos !".

Agradeço-lhe também o texto que você me envia sobre a Inquisição. Esse texto é uma prova de quanta mentira se assaca contra a Igreja e contra a Inquisição.

O texto começa mentindo ao dizer que a Inquisição foi fundada no século IV.

Como instituição permanente e para toda a Igreja, a Inquisição foi estabelecida pelo Papa Gregório IX no ano de 1231. E a Inquisição não durou se não até o século XVI, quando foi substituída pelo Santo Ofício.

O texto que você me envia diz que a Inquisição, em mil anos, matou 20 milhões de pessoas.

Ora, se a Inquisição foi instituída em 1231, se tivesse durado 1.000 anos, ela estaria hoje em pleno funcionamento. Esse texto mentiroso já calculou as mortes que a Inquisição -- inexistente há séculos -- fará até o ano 2.231.

E sem a menor cerimônia, o autor dessas caluniosas baboseiras afirma, com a maior cara de pau do mundo, que a Inquisição matou 20 milhões de pessoas.

Isso é um absurdo que clama ao céu pela exploração da burrice universal. Na Idade Média, as cidades tinham uma população bem menor que a de hoje. Uma cidade de 300.000 habitantes era, então, uma megalópole.

Rino Camillieri, autor do livro La Vera Storia dell Inquisizione, ed. PIemme, Casale Monferrato, 2.001, afirma que em 50.000 processos inquisitoriais uma ínfima parte levaram à condenação à morte, e dessas só uma pequena minoria produziu efetivamente execuções. ( Cfr. op. cit , p. 17) Diz ainda esse autor que na principal cidade medieval --centro da heresia cátara-- , em um século, houve apenas 1% de sentenças à morte (Cfr. Op cit. p. 36). Um outro autor dá o número total de condenações à morte em Toulouse, durante 100 anos: 42 sentenças.

E isso no local mais povoado de hereges, na Idade Média.

Como esses números estão longe dos 20 milhões de mortos pela Inquisição do texto que você teve a bondade de me enviar.

É assim -- com essa frieza -- que se mente e calunia a Igreja.

Ainda há pouco foi noticiada a publicação de um livro feito por historiadores insuspeitos, cuja edição foi patrocinada pelo próprio Vaticano,e que trouxe esclarecimentos importantes sobre a Inquisição (Esse livro, ainda não chegou às nossas mãos, mas se tem noticiado alguns de seus dados).

0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.