O Obelisco dentro do Vaticano.

domingo, 12 de setembro de 2010

                     
                                                     Extraído: O Jorge Ferraz do Deus Lo Vult

Caríssimos,

A propósito, uma das coisas que mais positivamente me impressionou quando da primeira vez que estive na praça de São Pedro foi precisamente o obelisco. Acho que foi o monumento do qual tirei mais fotos, porque o sentido dele é muito claro para qualquer pessoa que não esteja cega por uma ideologia tosca e destoante da realidade.
O obelisco está lá no meio da praça de São Pedro. No alto dele tem uma cruz com - fiquei sabendo depois - relíquias da Cruz verdadeira. Em cada um dos seus quatro lados há inscrições, de todas as quais não me lembro, mas sim de duas, particularmente fortes: "ECCE CRUCEM DOMINI - FUGITE, PARTES ADVERSAE" e "VICIT LEO DE TRIBU IUDA". "Eis a Cruz do Senhor - fugi, inimigos"; e "venceu o Leão da tribo de Judá". O sentido reveste-se de uma clareza particular quando consideramos a cultura beligerante antiga: eu não tive a menor dúvida de que o obelisco está cravado no meio da praça de São Pedro como despojos de guerra, para zombaria e escárnio do paganismo, que foi vencido - Vicit Leo de Tribu Iuda! - pela Cruz de Nosso Senhor, diante da qual fogem todos os Seus inimigos.
 O paganismo foi derrotado e o obelisco da praça de São Pedro está agora aos pés da Cruz, esmagado por Ela. A Cruz ergue-Se ainda mais alto do que se erguiam os mais altos dos símbolos pagãos - os obeliscos. Nosso Senhor venceu e, na praça de São Pedro, como marco permanente desta vitória, a Santa Cruz tem o obelisco por escabelo de Seus pés.
A imagem é belíssima.
Abraços, em Cristo,


Jorge Ferraz


0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.