Homilia deste domingo (12/09)

domingo, 12 de setembro de 2010


24º Domingo do Tempo Comum

“82º Domingo no Exílio” Ano C

Ex 32,7-11. 13-14
Sl 50
1 Tim 1, 12-17

Lc 15, 1-32


Domingo, 12 de Setembro de 2010.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!

Meus amados filhos! Ao celebrarmos o 24º Domingo do Tempo Comum, somos convidados a receber o abraço do Pai Misericordioso, e o convite para participarmos da Sua alegria!... Quando eu proclamo Este Santo Evangelho - a Parábola do Filho Pródigo - a passagem mais bela, que mais chama atenção do meu coração é essa: “Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu...” Pois a maior alegria do Pai é o filho, – e vocês que são pais, sabem o que eu estou dizendo – ver o filho que estava distante voltar, retornar para junto do Seu Coração. E amar mais ainda o que está junto d’Ele!... Assim, a maior alegria de Deus – que é Pai – é acolher os filhos que para Ele retornam desejosos e ansiosos pelo abraço Misericordioso do Pai, e da salvação que Ele oferece! Portanto, é maldito o povo, o governo, a Nação que se rebela contra Deus e contra Sua Santa Lei de Amor, pois em sua rebeldia e obstinação, terão a paga pelos seus crimes, pelos seus pecados!... E, infelizmente, não é isso que hoje estamos vendo, em nossa Nação? Os projetos de lei e decretos que ferem aos princípios morais, éticos e religiosos, como o aborto, o casamento homossexual e outros?... Pois a matança de crianças nos ventres das suas mães grita aos céus, e Deus pedirá conta deste sangue inocente! O mundo afunda-se no pecado, mas Deus ainda olha com Misericórdia e com amor, com o Supremo desejo de nos salvar! É o que nós vimos no Santo Evangelho que acabamos de escutar, com a Parábola do Filho Pródigo e do Pai Misericordioso!... “Assim vos digo eu que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um pecador que faz penitência” (Lc 15, 10). Pois a alegria de Deus é ver os seus filhos retornarem para Sua Casa (o Seu Coração), com os corações arrependidos, correndo para o abraço, com a dignidade de filhos muito amados, e herdeiros da promessa de Deus!... Mas o que vemos, hoje, infelizmente, é um povo rebelde que despreza e zomba da graça de Deus, e rejeita Sua Infinita Misericórdia! Quando, na verdade, deveríamos todos nós reconhecer nossas misérias, nossas fraquezas, e - como o filho da parábola de hoje – proclamarmos em alta voz: “Pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho” (Lc 15, 21). E uma vez que temos a graça de reconhecermos nossas misérias, o Coração do Pai nos ampara e devolve para nós a dignidade de filhos amados!...


Meus queridos! O que nós escutamos, na primeira leitura, no Livro do Êxodo, referente ao pecado do povo de Israel, infelizmente não difere muito daquilo que hoje vemos, em nossa sociedade moderna. A palavra dirigida a Moisés, pelo Senhor é possível escutarmos, ainda hoje, se fizermos, com sinceridade, o nosso exame de consciência... “Vai, desce; o teu povo, que tiraste da terra do Egito, pecou.” Filhos, nunca como hoje nós temos visto uma sociedade tão anestesiada pelos prazeres, pelas novidades... E pior, novidades depravadas! Esqueceram da moral, da lei, dos Mandamentos, da verdade e da Doutrina, para viverem segundo suas paixões e seus desejos mais vis! É o que vemos acontecer em todo o mundo, através da “telinha” da TV e da internet, pois não precisamos sair de casa, para nos escandalizarmos!... E é o que também vemos em nossas casas, pela rebeldia, desobediência e irreverência dos nossos filhos, para com os pais e para com todo tipo de autoridade!... É a falsa liberdade, pregada pela modernidade, ‘liberdade’ que deseja eximir os cidadãos das suas responsabilidades, de modo particular aquelas responsabilidades, que profundamente devemos ter para com Deus, para com a fé, e para com um mínimo de decência moral! Pois o que reina é a indecência moral e a falta de pudor, em muitas famílias e na sociedade. E por muito tempo Deus deixou de reinar nesses lares, infelizmente, substituindo o Senhor, pelos ídolos modernos do prazer e do poder – eis os bezerros de ouro que hoje nós adoramos!... E tudo isso diante dos nossos olhos! Muitos jovens e adolescentes e até crianças divorciam-se quase totalmente de Deus, e buscam nas ‘orgias’ do mundo a resposta para as inquietações dos seus corações, vazios e sem amor! Pois faltou e falta a presença amorosa, e o acompanhamento dos pais, com a devida autoridade: com amor, impondo limites, e orientando-os para o bem, e para Deus! Sobretudo, falta nos lares cristãos à oração em família, à prática da fé, com a catequese e o ensinamento das verdades cristãs, pois não podemos amar Quem não conhecemos! Os pais e nós Sacerdotes, temos uma responsabilidade tremenda sobre essa realidade sofrida e dolorosa, que hoje enfrenta a sociedade moderna; de modo particular os jovens... Mas há uma grande esperança, e não podermos ficar de braços cruzados, esperando eles crescerem, sem apontarmos um caminho para esses corações; e o caminho é Jesus. Precisamos mostrar que é preciso cultivar e viver a oração, Adorar e receber Jesus, na Santíssima Eucaristia, buscar com humildade a Confissão, e nos esforçarmos para vivermos o amor e a caridade... Pois estes nos levam até Deus! “E o Senhor falou a Moisés, dizendo: Vai, desce; o teu povo, que tiraste da terra do Egito, pecou. Depressa apartaram do caminho que lhes mostraste... Vejo que este povo é de cerviz dura” (Ex 32, 7-8a. 9b).


Sim, amados! E quando agente vê adolescentes e crianças com pulseirinhas coloridas, sinalizando (motivando) a prática (a todo tipo) de gestos e atos, obscenos e imorais - e achando tudo isso muito normal – é porque já chegamos ao auge da nossa afronta a Deus a Sua Santa Lei... Onde fica o Mandamento da castidade? É ultrapassado, para os tempos modernos? Mas a Lei do Senhor é imutável, e é luz para os nossos caminhos, tão tortuosos e tão cheios de pedras e espinhos!... Sim, é a luz! Mas ela, a Santa Lei, foi colocada de lado, banalizada e ridicularizada por este mundo relativista e sem Deus! Mas o Senhor, em Sua infinita Misericórdia, não desiste de nós, vem ao nosso encontro, à espera dos nossos corações, contritos e arrependidos, por tantas transgressões cometidas contra Seu Coração, que só sabe amar! Escutemos o mais profundo dos nossos corações, e façamos como o Filho Pródigo, que arrependido voltou para casa e reconciliou-se com o seu Pai... Sim, pois Ele nos espera de braços abertos para nos comunicar a vida nova, e nos fazer renascer para a graça, abrindo a porta do Seu Coração, abrindo a porta do Céu! “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito firme. Ensinarei aos iníquos os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti” (Sl 50, 12. 15). Só purificaremos, verdadeiramente, os nossos corações, se permanecermos unidos, ou voltarmos para o Coração do nosso Deus, nosso Pai!


Filhos! Por mais graves que sejam nossos pecados e rebeldia contra o nosso Criador e Redentor, Deus nosso Pai espera que nos arrependamos das nossas iniqüidades, e voltemos para os Seus Braços Misericordiosos! A Igreja com os Seus Santos Sacramentos, de modo particular a Santíssima Eucaristia e o Perdão, é a mediação do Amor de Deus por nós! Pois a graça e o amor de Deus vêm até os nossos corações, para curar nossas almas e nos redimir... E ainda que tenhamos experimentado da “lavagem dos porcos”, como nos fala a parábola de hoje, Jesus quer pôr, em nossos corações o selo da graça; colocar em nossos dedos o anel da realiza; vestir-nos com a túnica da dignidade de filhos de Deus, e calçar-nos com as sandálias da fortaleza, própria do homem livre!... Livre para amar a Deus e seus irmãos, livre para nos reconhecermos pecadores, e voarmos (voltarmos) para o Coração d’Aquele que nos espera; pois Ele deseja sentar conosco, e festejar a nossa salvação! Sim, “era, porém, justo que houvesse banquete e festa, porque este teu irmão estava morto, e reviveu, tinha-se perdido e foi encontrado” (Lc 15, 32). Não somente nos comportamos como filhos rebeldes (pródigos), mas, também, como filhos que presumem fazer a vontade do Pai, no entanto não se alegra com a salvação dos irmãos. Imitando os Fariseus e os Mestres da lei, que criticavam Jesus por comer e sentar-se à mesa dos pecadores... Mas Jesus nunca disse que amava o pecado, de modo particular essa pouca vergonha que estamos vendo ai, nos tempos de hoje... Como o laicismo ante-cristão, o relativismo moral e imoral, com o desejo de aprovar, por parte desse governo socialista, leis que afrontam a Deus e massacram a dignidade do ser humano, filho muito amado de Deus! No entanto Ele ama radicalmente o pecador e deseja sua conversão!... É preciso nos alegrar com Ele, mas sabermos que a alegria de Deus não é essa euforia, essa bagunça que hoje fazem, e querem chamar de alegria! É preciso nos alegrar com o retorno (conversão) do nosso irmão, para o Coração de Deus; como também é preciso rezar, constantemente, para que sejamos fiéis a nossa vocação, a qual nós fomos chamados!... “Mas o pai disse-lhe: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu; era, porém, justo que houvesse banquete e festa, porque este teu irmão estava morto, e reviveu, tinha-se perdido e foi encontrado” (Lc 15, 31-32) Agradeçamos por estarmos sempre na Sua Santa Presença, Comendo e Bebendo do Seu Corpo e do Seu Sangue Preciosíssimos, e nos fortalecendo da Sua graça, pois lá “é onde nossa infinita miséria encontra o Supremo, no mais edificante abraço do Eterno amor” (Arnaldo Has).


Amados! Que nada nos impeça de votarmos aos braços do Pai, para permanecermos bem grudados ao Seu Coração, saboreando a alegria do Céu! Pois o Santo Sacrifício da Missa é o Céu no meio de nós, nos dando força, nos consolando e conduzindo nossa peregrinação, no deserto quotidiano!... Sempre assistidos pelo “Orvalho do Céu!” “Dou graças àquele que me confortou, a Jesus Cristo Nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no ministério” (1 Tm 1, 12). Agradeçamos Aquela que também anima nossos corações, e nos prepara para o encontro, com o Coração do Seu Amado Filho. Pois o Bálsamo da graça que emana do Seu Santo Rosário, é a fortaleza que precisamos, para permanecermos unidos a Deus, e saboreamos dos Seus Dons! Que sejamos consolados em nossas fraquezas e animados pela graça desse Santíssimo Coração, que nos quer salvar! Nossa Mãezinha!... Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!


“Mas o pai disse-lhe: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu; era, porém, justo que houvesse banquete e festa, porque este teu irmão estava morto, e reviveu, tinha-se perdido e foi encontrado”
(Lc 15, 31-32)


Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!


Pela interseção da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...

Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,

Pai, Filho † e Espírito Santo. Amém!

† Padre Tarciso Alves Maia Júnior






0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.