Palmadas: sim ou não?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Nos últimos dias ficamos sabendo da decisão do nosso governo brasileiro em criar uma lei "anti tapa"; tal lei que proíbe os pais de uma criança de darem um "tapinha" ou castigá-los de alguma forma quebrando assim toda a autoridade que os pais possuem sobre seus filhos. Uma autoridade divina, uma vocação. Uma inversão de papéis.



São João Bosco (Dom Bosco) o patrono da juventudade já dizia:


"Se castigos não funcionarem na educação da criança, que por último se utilize as varas."


Os pais possuem todo o direito de corrigir seus filhos. Mesmo se os pais baterem em seus filhos como medida de correção isto não é errado. Pois Deus dá total autoridade aos pais sobre os seus filhos e não há nenhum governo que poderá retirar isto. Deus não se contradiz.

A própria regra de São Bento já dizia que seja utilizado das varas para educar e disciplinar o monge que não é disciplinado.

Muitos pais cresceram com a "antiga formação" que recebiam dos seus progenitores. Muitos reclamam que apanhavam demais. Dizendo de uma forma bem pessoal, dúvido que eles não tinham disciplina e não respeitavam os seus pais.

Antigamente o filho fazia os gostos dos pais. Hoje, os pais fazem os gostos dos filhos. Pior são obrigados a ceder aos filhos como se os filhos fossem os provedores do sustento, da formação dos pais... responsáveis pelos atos dos pais judicialmente. Isto é um absurdo!!!

Cada pai e mãe é responsável não apenas pela disciplina social dos filhos, mas também pela religiosa. Ensinar à rezar e ter a disciplina em momentos santos. Com a perda dos valores familiares, conseqüentemente se tem a perda dos valores sociais, tornando assim uma sociedade cada vez mais decadente. Se o governo acha que isto irá melhorar as famílias, é aí onde o erro mora. Como dizem os antigos: "Costumes de casa vão à praça".

São Lucas 2, ver. 51

"Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles..."

Nosso Senhor, que é Deus, mesmo sendo o Rei dos Reis, Ele se manteve obediente a São José e à Santíssima Virgem. Com Sua perfeita humildade e sendo Deus, não deixou de lado a obediência aos seus pais.

Se observarmos as Sagradas Escrituras vemos a abordagem que ela faz em relação à educação dos filhos, a disciplina sob varas.

Provérbios 13, ver. 1

"Filho sensato aceita a correção do pai; filho insolente não escuta a repreensão."

Provérbios 13, ver. 18

"Miséria e vergonha para quem rejeita a correção; honra para quem observa a repreensão."

Provérbios 13, ver. 24

"Quem poupa a vara, odeia o seu filho; mas aquele que o ama lhe aplica a correção."

Provérbios 23, ver. 13 e 14

"Não deixe de disciplinar o jovem. Se você o corrigir com vara, ele não morrerá.

Quanto a você, corrija com vara o jovem, e o estará livrando da morte."

Provérbios 22, ver. 15

"A tolice é natural na mente da criança, mas dela se afastará pela vara da disciplina."

Mas o que esperar de uma sociedade atéia, onde excluir Deus de suas vidas significa ser "cult"... o que esperar???

Já temos alguns exemplares de situações e frutos desta "educação" que o governo vem ditando nas famílias e escolas basta que assistamos os telejornais, jornais, revistas, observemos os jovens de nossa vizinhança, nossos parentes e infelizmente nossos filhos. Cegos vamos seguindo um caminho sem volta, pelo menos sem volta para estes jovens que totalmente sem limites, sem moral, sem educação estão lotando as listas de usuários de drogas, latrocínio, homicídios e por aí vai...

Diz-se que pelos frutos conhece-se a árvore... nossos pais nos corrigiram com palmadas e os frutos estão aí, com exceções é claro, mas estamos aí!!! Esta juventude está sendo levada a igualar a autoridade de pais e filhos, onde os filhos que deveriam ser guiados pelos pais são eles que querem guiar e ditar as regras e os resultados estão aí... será que eles terão vida para discutir num futuro como educarão seus filhos??? E os que estiverem vivos terão parâmetro para entender o que é uma educação??? Alguns sim... muitos, muitos  morrerão antes, fruto da desordem de suas vidas, outros estarão em consultórios psiquiátricos tentando resolver seus problemas existenciais por falta da velha e boa palmada. E este pensamento ainda é com otimismo porque poderemos ter uma sociedade ainda mais decadente.

Quem tiver olhos que veja!

0 comentários:

Postar um comentário

Salve Maria!

Que o Espírito Santo conduza suas palavras. E que Deus nos abençoe sempre.

***Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica SERÁ DELETADO, NEM PERCA SEU TEMPO!
***Para maiores esclarecimentos: não sou adepta deste falso ecumenismo, não sou relativista, não sou sincretista, não tenho a mínima vontade de divulgar heresias; minha intenção não será outra a não ser combater tudo que cito acima!

Por fim, penso que esclarecidas as partes, que sejam bem vindos todos que vierem acrescentar algo mais neste pequeno sítio.